top of page

Se sua empresa está precisando de informações detalhadas, que extraiam dos entrevistados opiniões intrínsecas de forma clara e precisa, este é o método indicado.



Pesquisas Qualitativas buscam informações através de um número limitado, porém representativo de elementos amostrais, tornando possível a obtenção de opiniões em profundidade e detalhamento e as razões para determinadas posições assumidas. Por exemplo, às vezes o entrevistado não fala com clareza de suas opiniões, ideias e atitudes e, com uma pesquisa qualitativa, conseguimos saber o que está implícito nas respostas obtidas.

Feita, preferencialmente, através de discussões em grupo, uma pesquisa qualitativa objetiva serve para:

 

Testar, nos casos de pesquisa eleitoral, o que a população pensa sobre a plataforma política do candidato quanto a transporte, educação, saúde, etc., bem como temas e “bandeiras” a serem levantadas;
 
Identificar o que a população sabe ou pensa sobre determinado assunto, conhecendo-se, assim, a versão popular dos fatos;
Apontar os critérios que cada segmento utiliza para construir suas ideias e opiniões a respeito do tema escolhido, indicando quais são as possíveis/prováveis influências;
 
Fornecer o código de linguagem de cada segmento social, bem como suas aspirações e expectativas;
 
Utilizar as informações obtidas na elaboração da estratégia de comunicação, em termos de conteúdo (o que comunicar) e a forma (como se comunicar em cada segmento social);
 
Esclarecer que imagem acerca de um tema os diferentes segmentos sociais possuem, identificando os menos ou mais sensibilizados e o que é aceito ou não.
bottom of page